quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Por que gostar de Rock?


O rock nasceu há 60 anos atrás, já é um vovô, mas nem por isso significa que perdeu suas forças. Bandas como Roling Stones, Ozzy, KISS, Judas Priest, são o combustível para que a máquina do rock continue a se movimentar. Mas por que ainda surgem novos estilos derivados do Rock?

O rock nasceu de uma mistura, de uma evolução musical a partir da década de 30, mas foi constituído apenas em 56 com o eterno Elvis Presley. Porém antes dele muitos haviam feito rock, sim rock. Um bom exemplo é o Robert Johnson, que criou um estilo de blues com folk, e solos de violão com notas diferentes, um pouco depois teve Chuck Berry, com o rockabillie que mais tardar com Elvis se tornou o rock.

Até hoje vemos essa incrível transformação do rock pelo simples fato de que nada se cria, tudo se copia, no caso do rock é copiado e misturado. É normal ouvirmos que a tal banda tem influência disso e daquilo, assim se formam novos estilos. Um bom exemplo foi um estilo recente criado por uma banda brasileira chamada Matanza, com riffs rápidos e uma mistura dançante de country, eles criaram o contrycore, mistura de hard core com country, a ideia foi boa, criando um estilo interessante eles se inspiram em bang-bang e em suas letras sempre tem algo de agressivo, de violência, lembrando o tempo em que não havia lei.

O rock por ter muitas variações, sempre tem um estilo que agrade a um determinado grupo. As “Tribos” hoje em dia são marcadas pelo estilo musical, e dentro do rock se encontra várias tribos, punk´s, metal, emo, prog´s, rockeiros, dentre outros. A forma mais simples de descobrir qual é o estilo de tais tribos está na forma de se vestir, dos penteados, do jeito de falar.

Os jovens hoje cada vez mais tentam criar estilos novos de música, principalmente no mundo do rock, um bom exemplo é a banda Absinto Muito com ritmos marcantes de décadas diferentes, agradam e encantam onde tocam, trazendo o publico à loucura, principalmente com suas músicas, que têm influencia das respectivas bandas que eles fazem cover.

Criar, fazer acontecer, a música ensina e transforma a vida de muitos, alguns tornam-se grandes astros, outros apenas compositores, mas a música nunca mais verá algo acontecer e se tornar tão grande quanto a criação do rock, long live to rock´n roll!

2 comentários:

  1. É isso aí, ótima conclusão... filosofia ROCK. Apesar de ser uma comédia bem trash, aquele filme ESCOLA DO ROCK é divertido e passa um pouco dessa mensagem... vale conferir e se divertir com as caras e bocas do Jack Black

    intepz,

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Gostaríamos de te fazer um convite...Passe seu e-mail??

    ResponderExcluir